Oceano Fresco pioneira na aquicultura digital

  • Nazaré, Portugal, 24 de maio de 2020. Em mais um passo para diminuir o fosso entre as técnicas clássicas de aquicultura e a Indústria 4.0, a startup portuguesa Oceano Fresco acaba de anunciar o lançamento da versão beta de um projeto para a otimização da produção de bivalves através do uso de sistemas digitais avançados.

    Em colaboração com a empresa Digidelta Software, a Oceano Fresco lidera esta iniciativa inovadora, intitulada ‘Digitalização em aquicultura para a otimização da produção de espécies de bivalves nativas’, cujo objetivo final será o de colocar no mercado global espécies de bivalves de alto valor gastronómico e comercial.

    Como resultado do projeto o novo Centro Biomarinho da Oceano Fresco, na Nazaré, verá a sua capacidade produtiva ser reforçada por um sistema digital de aquicultura que permitirá a otimização de protocolos para o cultivo de semente de amêijoa em maternidade. Através da recolha, processamento e análise de dados, bem como da configuração de sistemas de alarme e comando e da implementação de modelos preditivos, a empresa conseguirá um controlo muito maior dos fatores que influenciam direta ou indiretamente o rendimento da sua unidade e produção. O projeto também permitirá o registo de dados críticos da maternidade e, portanto, a recolha de informações preditivas ao longo do tempo.

    Este projeto é cofinanciado pelo Fundo Azul, gerido pela Direção Geral de Política do Mar (DGPM) como parte de uma estratégia de desenvolvimento sustentável da economia do mar no país.



  • Imagens da versão alfa da plataforma de aquicultura digital



  • A Oceano Fresco é uma startup pioneira no campo da aquicultura de base científica, posicionando-se especificamente no mercado da produção de bivalves. A empresa reúne uma equipa de empreendedores, gestores, conselheiros, cientistas e técnicos de renome internacional, e ambiciona tornar-se a grande referência do mercado mundial de bivalves, contribuindo para níveis mais elevados de sustentabilidade na produção de alimentos ao nível global.
    www.oceano-fresco.pt


  • Com sede em Leiria, a Digidelta Software é uma empresa de consultoria e desenvolvimento de software multidisciplinar que detém uma longa experiência na criação de soluções inovadoras por medida para diversos setores de negócio, incluindo áreas da saúde animal, entre outras. A Digidelta cria soluções de software adaptados à gestão de dados e instalações específica em cada unidade produtiva.
    www.digidelta-software.com