O que fazemosConheça a nossa missão

A Oceano Fresco desenvolve e produz variedades de bivalves com um desempenho superior para os aquicultores, a um custo competitivo, respeitando a sustentabilidade ambiental e a segurança para o consumidor final.

A Oceano Fresco aplica métodos científicos e uma abordagem de negócio inovadora à produção e melhoramento sistemático de variedades de bivalves para a aquicultura. Estamos a construir um Centro BioMarinho de ponta (inclui maternidade, laboratórios e escritórios) no centro de Portugal e um viveiro de 100 hectares em mar aberto ao largo da costa do Algarve (sul de Portugal). Com estes ativos a empresa será capaz de aplicar métodos avançados de melhoramento seletivo e reprodução às espécies de amêijoas nativas europeias de alto valor nutritivo e de mercado, que estão a desaparecer devido a uma espécie de amêijoa invasora de baixo valor. Ao controlar vários passos da cadeia de valor, a Oceano Fresco está bem preparada para se tornar uma empresa líder na produção de amêijoas, eventualmente outros bivalves também, num futuro próximo.

A nossa inovação assenta primordialmente na aplicação de metodologias científicas de seleção e reprodução – até agora usadas com enorme sucesso praticamente apenas em plantas e animais superiores – à produção em grande escala de fontes de proteína mais sustentáveis, tais como bivalves e amêijoas em particular. A nossa abordagem inclui a monitorização e controlo digital do processo de aquicultura (na nossa maternidade de ponta) e no nosso pioneiro programa de engorda de amêijoas em mar aberto (no nosso viveiro off-shore). Seremos os primeiros a usar uma abordagem científica a nível industrial para o melhoramento e cultivo de amêijoas, desenvolver modelos de teste de infeção por parasitas em grande escala, sequenciar o genoma da amêijoa europeia e desenvolver ferramentas genómicas para a implementação de um programa industrial de melhoramento seletivo de amêijoas. A nossa aspiração é tornarmo-nos na primeira empresa a aplicar métodos científicos, de longo prazo, sistemáticos e escaláveis à produção de bivalves.

Missão da Oceano Fresco: ser a empresa líder mundial na introdução de variedades inovadoras de bivalves nas características mais relevantes para a cadeia de produção e consumo, respeitando a sustentabilidade ambiental e a segurança para o consumidor final.