Primeiro viveiro em mar aberto de amêijoas a nível mundial começa a ser instalado no Sul de Portugal

  • Alvor, Portugal, 8 Junho 2020. Oceano Fresco S.A., empresa pioneira na aquicultura de bivalves, anuncia hoje o lançamento da fase de instalação física do seu primeiro viveiro offshore a ser construído numa concessão de 103 hectares na costa do Algarve, no Sul de Portugal. A infraestrutura é a primeiro deste tipo a nível mundial e permitirá, com a sua produção total, o cultivo de 600 toneladas de amêijoa por ano.

  • Artigo Item Artigo Item
  • "A Oceano Fresco está a reinventar a aquicultura de bivalves através da aplicação de abordagens visionárias e tecnologia do século XXI, incluindo a incorporação de princípios fundamentais de programas de melhoramento da espécie. A Oceano Fresco está claramente a pensar a longo prazo", disse Dr. Stan Allen, do Virginia Institute of Marine Science (VIMS), um especialista líder mundial em tecnologia de aquicultura de bivalves e conselheiro sénior da empresa. O fundador e CEO da Oceano Fresco, Bernardo Ferreira de Carvalho, acrescentou que "Junho de 2020 é o mês em que a nossa visão se torna realidade, porque a nossa maternidade começa a operar e o viveiro em mar aberto é implantado no mar".

    A implantação do viveiro em mar aberto começou com a colocação de 72 blocos de betão armado de sete toneladas (fotografia acima) no fundo do mar, que formam parte do sistema de ancoragem da estrutura. A empresa está a usar navios especializados para a construção, bem como uma equipa internacional de especialistas para montar e gerir o local em estreita articulação com a recém-construída maternidade no centro biomarinho na Nazaré, também em Portugal.

  • Artigo Item
  • A Oceano Fresco usa ferramentas de ponta e uma abordagem científica para produzir e comercializar espécies de bivalves premium, começando com variedades de moluscos nativos da Europa. A empresa emprega uma equipa crescente de especialistas em áreas que vão desde a genética de bivalves e aquicultura até ao desenvolvimento e produção comercial de plantas e animais. O modelo de negócio da Oceano Fresco permite que a empresa controle várias etapas importantes na cadeia de valor da produção de bivalves, com o objetivo final de se tornar líder mundial na produção sustentável de espécies de bivalves de alto valor.

  • Para mais informação sobre a Oceano Fresco: www.oceano-fresco.pt

    Para questões: bernardo.carvalho@oceano-fresco.pt