SEMEAR: Desenvolvimento de um programa de melhoramento seletivo de Ruditapes decussatus (Amêijoa-Boa) e otimização das condições de produção numa maternidade de alto-rendimento.


A empresa Oceano Fresco Unipessoal, Lda., foi constituída em Julho de 2015, com sede em Mira, tendo como objeto social a atividade de investigação e desenvolvimento em biotecnologia, centrada nos domínios da biologia marinha e outros conexos aplicados à aquicultura de bivalves. Esta empresa define como missão realizar I&D para desenvolver produtos e serviços oportunos e competitivos na cadeia de produção de bivalves, respeitando a sustentabilidade ambiental e a segurança para o consumidor.

Com o presente projeto pretende produzir reprodutores e sementes de bivalves com desempenho superior para os aquicultores. A espécie em estudo é Ruditapes decussatus (amêijoa-boa), com largo potencial de comercialização na Europa Atlântica, bacia mediterrânica e Ásia.

No projeto pretende-se otimizar as metodologias para obter organismos mais resistentes a alterações abióticas, como a salinidade e a temperatura, e bióticas, como a infeção pelo parasita Perkinsus olseni, através de melhoramento seletivo desta espécie de amêijoa. Adicionalmente, pretende-se otimizar as condições de crescimento destas sementes em maternidades, definir as características de uma maternidade de alto rendimento e validar o conhecimento desenvolvido numa maternidade industrial.

Este projeto tem uma duração máxima prevista de dois anos, tendo iniciado em 1 de Setembro de 2016.

Investimento Aprovado/Incentivo Atribuído:
Investimento Total .................................. 528.401,76 euros.
Investimento Elegível ............................. 512.839,68 euros.
Incentivo Não Reembolsável ................ 304.163,75 euros.
Número Universal do Projeto:CENTRO-01- 0247-FEDER- 022390