Projeto ATLANTICLAM: Pioneirismo na Aquicultura Sustentável de Amêijoas do Campo ao Garfo
Oceano Fresco, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Nofima e o Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia agradecem a todos os participantes da "Sessão Pública ATLANTICLAM" e da sessão de trabalho final. Este evento ocorreu recentemente no Mercedes EQ Lounge em Nazaré, no dia 15 de abril, destacando avanços significativos na aquicultura sustentável de amêijoas.
O projeto ATLANTICLAM está empenhado em avançar a trajetória das espécies de amêijoas nativas da Europa do campo ao garfo. Enfatiza uma abordagem integrada que é orientada ao consumidor e distinta, promovendo o consumo de frutos do mar sustentáveis, saudáveis e saborosos. Esta iniciativa não só aborda as mudanças climáticas, mas também visa criar um novo fluxo de receita dentro da economia azul.
O projeto é apoiado pelo Programa Crescimento Azul do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEE) para o período 2014-2021. Os Grants EEE Portugal têm como objetivo mitigar as disparidades sociais e econômicas na Europa, enquanto fomentam relações bilaterais mais fortes entre Islândia, Liechtenstein, Noruega e os países beneficiários.